18/04/2016

Como Reservar Hotéis pela Internet

 

Ilustração Negreiros - Vejasp


Estas dicas servem para quem programa suas viagens e não depende de agência de turismo para comprar pacotes prontos. Muitos que já leram alguns posts por aqui sabem que vivenciei péssimas experiências com pacotes prontos e os hotéis ficavam sempre longe de tudo e sem opções de transporte público. 

Neste post conto como reservo hotéis pela internet e tudo começa após definir a cidade a ser visitada e pesquisar as principais atrações no local como museus, pontos turísticos ou alguma arquitetura relevante que pretendo conhecer. O segundo passo é colocar a cidade no Google Maps ou Google Earth para mapear o local, verificando as estações de metro próxima de tudo a conhecer. E por último escolhemos o hotel que fique próximo para fazer tudo a pé ou que fiquem próximos de transporte público. 





A segunda fase é escolher hotéis seguindo um roteiro do que é essencial para nós em cada local. Por exemplo, se a viagem for para ficar alguns dias em uma Praia, a vista do mar no apartamento pode ser essencial ou não dependendo das prioridades. No final do texto colocarei uma listinha que uso para pesquisar hotéis.

Outra providência depois de escolher um hotel que se encaixe na nossa lista de prioridades é ler os comentários de quem já esteve hospedado. E nesta parte me divirto muito porque leio alguns comentários engraçados e outros tenho até pena da roubada que os hóspedes se meteram. Algumas reclamações que leio nos comentários são simplesmente pelo fato das pessoas não lerem os pormenores, as políticas da reserva. Portanto o melhor é perder um tempinho antes da reserva e pesquisar bastante para viajar com o minimo de perrengues.

E por último vejo fotos de viajantes no site da Tripdavisor porque as dos sites do hotel são profissionais e quase nunca retratam com fidelidade o atual estado de manutenção. E por mais vantagem que possa parecer, nunca reservo com pagamento antecipado e escolho a opção de pagamento posterior.

Uma dica importante: No checkout não se esqueça de guardar o recibo de pagamento caso precise comprovar pontos de milhagens em algum programa de fidelidade, resolver duplicidade de cobrança no cartão de crédito ou qualquer outro problema. É a única maneira de comprovar sua estadia e o pagamento.Temos uma pastinha de viagem e tudo fica guardado no mesmo lugar junto com as reservas, etc.



ROTEIRO PARA RESERVAR O HOTEL:
1. Defina a Cidade
2. Utilize o Google Maps ou Google Earth e marque os principais pontos de interesse
3. Verifique os transportes públicos no site da Cia responsável na cidade
4. Escolha o hotel seguindo uma listinha de prioridades. Abaixo coloquei algumas como exemplo, mas cada um tem suas manias e preferências.


Preço da Diária - o valor precisa se enquadrar no nosso orçamento e a busca começa definindo o hotel dentro da faixa de preço que queremos.


Condição de Pagamento - algumas pousadas e Bed e Breakfast não aceitam cartões, e em algumas reservas com pagamento posterior o hotel pode bloquear o valor total ou de parte das diárias no seu cartão de crédito. Confira nas políticas de reserva a modalidade do pagamento.

Tax Turismo - o valor do tax pode ser diferente dependendo da categoria de estrelas. Por exemplo, em Roma, o tax é de 3  a 6 euros. Este valor é obrigatório pela administração da cidade que recebe do hotel, e alguns sites não comentam ocasionando muita reclamação nos comentários dos sites de reserva.

Recepção 24 horas - passamos perrengue ao chegar em um hotel e não ter mais portaria aberta, portanto esta prioridade entrou recente para a lista.

Horário de check-In e Check-out - outra reclamação que aparece bastante em comentários dos sites de hotéis por  falta de leitura das políticas de reserva. Os horários podem variar bastante de um hotel para outro. Quando a reserva é para apartamento ou bed breakfast,  alguns estabelecimentos podem solicitar entrar em contato por telefone ou agendar um horário para você receber as chaves. Não custa ler toda a reserva antes para não se aborrecer depois.

Elevador - não tem coisa mais difícil do que subir escada com mala depois de um dia de viagem. Uma particularidade minha é informar na reserva  que prefiro quartos longe do hall do elevador para ter menos barulho de pessoas circulando na porta do quarto.

Wi-Fi Gratuito no quarto - hoje em dia é um absurdo ter hotéis que cobram ou não disponibilizam Wi-Fi, portanto já dispenso da lista se não tiver este serviço.

ar condicionado - Na maioria dos hotéis as janelas abrem pouco por segurança e detesto passar calor em qualquer lugar.

Mesa de Trabalho - essencial quando viajo a trabalho.

Frigobar no quarto -pode parecer frescura mas é um conforto ter no quarto.

Secador de Cabelo - prefiro hotéis que tenham porque é um objeto a menos para levar na mala.

Serviço de Limpeza - muitas reclamações sobre isto nos sites de reserva, mas eles indicam se a limpeza é diária ou semanal, basta ler nos pormenores.

Estacionamento Particular - se estiver de carro e precisar estacionar é importante ler se o estacionamento é público, necessita de reserva,valores cobrados, etc

Idioma Falado - esta é outra reclamação que aparece com frequência nos comentários, principalmente de brasileiros que se ofendem porque em tal hotel não falam português, espanhol,etc. Na política do hotel está escrito as línguas que o hotel tem disponibilidade, basta ler antes de reclamar.

Café da Manhã - Na reserva consta se o Café está incluso e a modalidade. O Café da manhã oferecido não é igual em todos os hotéis e depende também da categoria de estrelas, portanto não espere muita coisa se você reservou  bed e breakfast ou hotel de uma ou duas estrelas. 

. Café continental  é mais simples com bebida quente, pão ou torrada, manteiga e geleia. Este é o café na maioria dos pacotes turísticos que você compra em agências de viagem.



. Café Buffet Americano é mais completo e a variedade de produtos oferecidos melhora a partir de Hotel 3 estrelas.




É importante observar os costumes de cada lugar antes de reclamar porque o Europeu não tem o hábito de comer muita fruta no café da manhã, e vejo muitas reclamações nos comentários sobre a pouca oferta ou pouca variedade oferecida pelo hotel. Por exemplo, em Londres é comum servir feijão no café da manhã porque é costume de lá, mas totalmente estranho para nós que só comemos no almoço ou jantar. Esteja aberto a estas diferenças de costumes e sair um pouco da rotina também faz parte da viagem.



Veja Também: